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Maria de Lourdes Martins
(26.05.1926 – 31.08.2009)

Maria de Lourdes Martins, natural de Lisboa, foi a introdutora em Portugal do sistema do ensino musical para crianças segundo o método de Orff, após se ter diplomado no »Mozarteum« de Salzburg em 1965 em »Orff-Schulwerk«.

Terminou o curso superior de piano na classe do Prof. Abreu Mota do Conservatório Nacional de Lisboa em 1944, foi aluna do Prof. Santiago Kastner nos cursos de cravo e clavicórdio e estudou composição com os professores Artur Santos e Croner de Vasconcellos. Em 1959 fez estudos especiais de composição na »Musikhochschule« de Munique na classe do Prof. Genzmer. Como bolseira da Fundação Gulbenkian frequentou em 1960 e 1961 os cursos de composição de Stockhausen em Darmstadt, e em Siena o do músico de cinema Prof. Lavagnino. Como bolseira do Ministério da Educação da Hungria, esteve 1970 em Kecskémét onde estudou o método Kodály.

De 1971 a 1978, e de 1983 a 1996 exerceu funções docentes no Conservatório Nacional de Lisboa. Também foi activa como conferencista e pianista, e recebeu vários prémios, como em 1959 o 1º. Prémio Nacional Carlos Seixas, em 1960 o 1º.Prémio JMP e em 1965 e em 1971 o 1º. Prémio Gulbenkian.

Como compositora e num catálogo que ultrapassa as setenta composições, podem destacar-se as óperas Três Máscaras (1984) e A Donzela Guerreira (1995), além de música para crianças e didática, música vocal e coral, música instrumental e de câmara, assim como arranjos, harmonizações, instrumentalizações e orquestrações de música tradicional portuguesa.

Maria de Lourdes Martins foi uma das fundadoras, em 1972, da Associação Portuguesa de Educação Musical, e em 1978 fundou a Escola de Música de Torres Vedras onde foi directora até 1983. 

Maria de Lourdes Martins wurde in Lissabon geboren und brachte nach ihrem Abschluss am Mozarteum in Salzburg 1965 die von Orff entwickelte musikalische Lernmethode für Kinder nach Portugal.

1944 schloss sie zunächst eine Klavierausbildung bei Abreu Mota am Konservatorium zu Lissabon ab. Anschließend besuchte sie Kurse für Cembalo und Klavichord bei Santiago Kastner und studierte Komposition bei Artur Santos und Croner de Vasconcellos. Im Jahre 1959 setzte sie Ihre Ausbildung mit dem Studium spezieller Kompositionstechnik bei Professor Genzmer an der Musikhochschule München fort. Als Stipendiatin der Gulbenkian-Stiftung besuchte sie 1960 und 1961 in Kompositionskurse bei Stockhausen in Darmstadt sowie bei dem Filmmusikkomponisten Lavagnino in Siena. Als Stipendiatin des ungarischen Erziehungsministeriums befasste sie sich 1970 in Kecskémét mit der Lernmethode von Kodály.

Von 1971 bis 1978 sowie 1983 bis 1996 war sie Lehrerin am »Conservatório Nacional de Lisboa«. Sie war aßerdem als Vortragende und Pianistin tätig und wurde mit zahlreichen Preisen ausgezeichnet, wie etwa 1959 mit dem 1. Nationalpreis Carlos Seixas, 1960 dem 1. Preis der Juventude Musical Portuguesa. 1965 und 1971 erhielt wie jeweils den 1. Preis der Gulbenkian-Stiftung.

Als Komponistin mit einem Katalog von mehr als 70 Werken ist sie Schöpferin von Opern wie etwa »Três Máscaras« (1984) oder »A Donzela Guerreira« (1995), von Musik für Kinder, sowie didaktischer Werke, Chor- und Vokalmusik, Instrumental- und Kammerstücken, Arrangements, Harmonisierung, Instrumentierung und Orchestrierungen von traditioneller portugiesische Musik.

Maria de Lourdes Martins war 1972 eine der Gründerinnen der portugiesischen Vereinigung für Musikerziehung »Associação Portuguesa de Educação Musical« und gründete 1978 die Musikschule in Torres Vedras, an der sie bis 1983 als Direktorin wirkte.

Otto Solano

Maria de Lourdes Martins
foto: mic.pt

Obras didáticas /
didaktische Werke

Das Orff-Schulwerk in Verbindung mit der portugiesischen Tradition
Orff Institut, 1965

Os princípios de Kodaly na prática
Boletim Informativo no. 10

APEM – Associação Portuguesa de Educação
Musical, 1975

A criança e a Música
Ed. Livros Horizonte, 1988

 

Bibliografia/
Bibliografie

(extracto/Auszug)


Sérgio AzevedoA invenção dos sons
Maria de Lourdes Martins, pág. 75
Ed. Caminho-Música, 1998


Francisco Monteiro
The portuguese Darmstadt Generation
Maria de Lourdes Martins
University of Sheffield, 2001


Maria Helena Vieira
O papel de Maria de Lourdes Martins na introdução da metodologia Orff em Portugal
Arte Musical - IV Série, no. 10-11, 1998
Juventude Musical Portuguesa

 

Discografia/
Diskographie


Grotesca
Oito peças para piano
Piano: Ersébet Tuba
Portugalsom 1992


Sonatina para Quinteto de Sopros
Quinteto de Solistas de Lisboa
Numérica, 1997


Endechas a Bárbara
Côro da Câmara de Lisboa
Numérica 1998
12 Harmonizações de Canções Tradicionais
Educo, 1984


Canções de Natal
Côro Infantil da Fundação Gulbenkian
Dir. Leonor Moura Esteves
Edição da Associação de Pais para a Educação de Crianças Deficientes Auditivas, 1975


Histórias de Natal
Quadras e Canções Populares
Decca/Valentim de Carvalho, 1969


http://www.youtube.com/watch?v=Qc9byZJdE34


Otto Solano schreibt auf novacultura.de regelmäßig über klassische portugiesische Musik.